7 Tendências de negócio que vão dominar o mercado em 2023

Blog / Empresas / 7 Tendências de negócio que vão dominar o mercado em 2023
7 Tendências de negócio que vão dominar o mercado em 2023

As tendências para 2023 no mundo empresarial exigem que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças e inovem nas suas práticas. Se não se adaptarem a estas tendências podem perder oportunidades de negócios e enfrentar dificuldades num mercado em constante evolução. Prepare a sua empresa para as tendências em 2023, investindo em tecnologia e plataformas, sustentabilidade, atendimento ao cliente de qualidade e práticas de segurança de dados.

1. Trabalho Remoto e Híbrido

O trabalho remoto e híbrido tornou-se mais comum, especialmente após a pandemia de COVID-19. E tudo indica que é uma tendência em 2023, pois, as empresas perceberam as vantagens deste tipo de trabalho para a sua estrutura e para os seus colaboradores. Siga as nossas dicas para fazer do homeoffice um bom local de trabalho.

O trabalho 100% remoto pressupõe trabalhar em qualquer lugar, desde não seja nas instalações da empresa. Desta forma, os colaboradores têm uma maior flexibilidade e equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional, enquanto que as empresas beneficiam de trabalhadores altamente motivados e redução de custos com instalações.

O trabalho híbrido é um modelo que combina trabalho presencial com trabalho remoto. Os trabalhadores que optam por esse modelo de trabalho têm a oportunidade de trabalhar em casa ou em outro local remoto alguns dias da semana, enquanto passam o restante do tempo no escritório ou local de trabalho da empresa.

Para acompanhar esta tendência, as empresas precisam oferecer aos seus colaboradores os meios necessários para executarem bem as suas funções, nomeadamente, acesso à Internet de alta velocidade, computadores e softwares necessários. As empresas também podem criar políticas claras de trabalho a partir de casa, para que todos beneficiem desta modalidade.

2. Ecommerce

Comprar online tornou-se uma realidade, por isso o ecommerce tem um grande potencial de crescimento. Assim, as empresas que não disponibilizam uma loja online podem estar a perder quota do mercado.

Para não perder esta tendência, invista numa presença online sólida, que responda à exigência da nova era de consumidores. Utilize plataformas de comércio eletrónico bem projetadas e uma estratégia de marketing digital eficaz. Experimente o Vendus Go!, um software gratuito desenvolvido pela Nex, como forma de ajudar os pequenos e médios negócios a criar e configurar lojas online rapidamente e sem custos associados. Seguindo apenas alguns passos, pode implementar a loja online para o seu negócio!

3. Cibersegurança

Com o aumento do uso da tecnologia, a segurança de dados tornou-se uma preocupação cada vez mais relevante. Nesse sentido, é fundamental que as empresas se preparem para esta tendência, investindo em soluções de segurança de dados, como a criptografia e backup de dados.

Para além disto, as empresas devem formar os seus colaboradores relativamente às práticas adequadas de segurança de dados, de forma a evitar possíveis violações de dados. Consulte as nossas dicas para proteger o seu negócio!

4. Transformação Digital Acelerada

Em 2023, vamos continuar a assistir a inovações e avanços em tecnologias disruptivas, como a inteligência artificial (IA), a Internet das coisas (IoT), a realidade virtual e aumentada (VR/AR), a computação em nuvem, o blockchain e protocolos de rede rápidos, como o 5G. E a verdade, é que as empresas têm de se adaptar a esta nova realidade, constantemente em mudança.

Para se prepararem para essa tendência, as empresas podem investir em soluções de IA, como chatbots, automação de processos de negócios e análise de dados. Estas soluções têm o potencial de melhorar a experiência do cliente, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional das empresas. Conheça Portugal 2030 e candidate-se aos programas de inovação e transição digital.

5. Sustentabilidade

Cada vez mais, os consumidores dão preferência a empresas que se preocupam com o ambiente e que são socialmente responsáveis. As empresas que não se adaptarem a esta tendência podem perder oportunidades de negócios e enfrentar duras críticas pelas suas práticas insustentáveis.

Uma das formas para preparar a sua empresa para esta tendência, é adotar práticas mais sustentáveis, como redução de resíduos, uso de energia renovável e de materiais ecológicos. Também é importante comunicar claramente as práticas sustentáveis da sua empresa aos clientes e investidores. Saiba quais as vantagens de ser uma empresa socialmente responsável.

6. Aquisição e Retenção de Talento

Recentemente, os trabalhadores avaliam, de forma mais consciente, o impacto do trabalho nas suas vidas pessoais e profissionais. Por isso, procuram carreiras que lhes proporcionam salários mais adequados, flexibilidade de trabalho e um ambiente e cultura empresarial atraentes. Se a aquisição de profissionais relevantes tem sido uma tarefa difícil, existe agora uma tendência de dificuldade de reter colaboradores.

Para assegurar a aquisição e retenção de talentos de topo é necessário que sejam asseguradas políticas de trabalho flexíveis e satisfeitas as exigências e necessidades dos colaboradores. Conheça estratégias para contratar os melhores profissionais.

7. Experiência do Cliente

As expectativas do cliente estão em constante mudança e são, cada vez mais, exigentes. Os consumidores esperam uma experiência de compra personalizada e devidamente pensada, ou seja, as empresas que não corresponderem a estas expectativas podem perder clientes.

Investir em tecnologia de personalização, como chatbots e inteligência artificial, pode ser o caminho para acompanhar esta tendência. Recolha de dados dos clientes para compreender as suas preferências e criar uma experiência de compra mais personalizada e eficiente é altamente recomendado. Para além disso, apostar em atendimento ao cliente de qualidade, é fundamental para manter os seus clientes satisfeitos!

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS desde 662.50$/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação homologado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.