Empresa de eventos: como atrair clientes?

Blog / Empresas / Empresa de eventos: como atrair clientes?
Empresa de eventos: como atrair clientes?

Tem uma empresa de organização de eventos e procura atrair clientes? Está no sítio certo. Neste artigo, vamos analisar as várias estratégias que pode utilizar para atrair com sucesso novos clientes e fazer crescer o seu negócio.

Atrair novos clientes para uma empresa de realização de eventos pode ser uma tarefa desafiante, tendo em consideração o elevado número de empresas nesta área e a competitividade associada.

Não existe uma “fórmula certa" para divulgar novos serviços ou para alcançar o sucesso, mas sem dúvida que o primeiro passo deve passar por garantir que, antes de pensar em conquistar clientes, tem tudo o que precisa para montar uma empresa de organização de eventos.

Depois da empresa aberta e de ter um plano de negócio bem estruturado, veja algumas dicas para atrair e captar clientes para o seu negócio de organização de eventos!

  • Crie uma presença forte nas redes sociais

As plataformas digitais, nomeadamente, as redes sociais têm uma presença cada vez mais forte nos dias que correm. Segundo os dados do estudo Bareme Internet da Marktest, 5 milhões e 863 mil portugueses costumam aceder a algum tipo de rede social, o que corresponde a 68.5% dos residentes no Continente com mais de 15 anos.

Deste modo, é essencial que a sua empresa de organização de eventos invista numa estratégia de marketing adaptada ao seu público-alvo e que tenha as redes sociais como canal de comunicação. Para isso, é importante conhecer quais algumas das redes sociais mais utilizadas e com maior potencial para o seu negócio:

  • Facebook: onde pode publicar regularmente informações acerca de novos eventos, parcerias e entre outros;

  • Instagram: útil para partilhar fotografias e vídeos dos eventos que for realizando ou até criar alguns conteúdos em livestreaming, os famosos "diretos". É, ainda, uma oportunidade de se envolver com os clientes, a partir de comentários e mensagens diretas;

  • LinkedIn: utilizado para criar uma imagem e posicionamento corporativo, ao ligar-se a potenciais clientes, nomeadamente a influenciadores da indústria e parceiros.

  • Pinterest: sendo uma empresa de eventos, pode aproveitar para partilhar imagens inspiracionais de algumas das decorações que fizer. assim como dos momentos e atividades realizadas nos eventos que organiza;

  • Whatsapp for Business: essencial para comunicar de forma mais eficiente e facilitada com os potenciais clientes, parceiros e fornecedores.

Adicionalmente, pode também aproveitar o impacto e poder dos Bloggers e Influenciadores Digitais - os chamados “Influencers” - para se associar a este tipo de profissionais, de maneira a potenciar a divulgação do seu negócio, a partir de campanhas de marketing de conteúdos.

  • Tenha um website com uma boa experiência

Já lhe aconteceu estar à procura de uma empresa de certo tipo de produtos ou serviços e utilizar o motor de pesquisa Google para encontrar algumas opções?

Ter um website informativo e interativo é uma poderosa ferramenta para conquistar novos clientes online. Para tal, deve criar uma estrutura de landing pages onde inclua a missão e os valores da empresa, os tipos de eventos que organiza, alguns dos seus parceiros-chave e entre outras informações que considere relevantes.

De forma complementar, deve também otimizar o seu website para motores de busca para que seja mais fácil o seu público-alvo chegar até si. Nesse sentido, sugere-se a utilização de imagens de alta qualidade e vídeos atraentes referentes aos seus serviços, que sejam capazes de chamar à atenção das pessoas, bem como demonstrar os seus serviços de uma forma positiva. Idealmente, inclua ainda os comentários de clientes, de maneira a gerar confiança com os potenciais clientes.

Mantenha-o simples e fácil de navegar para que os clientes possam encontrar rápida e facilmente o que precisam.

Adicionalmente, pode criar um blog associado ao site principal, onde partilhe conteúdos relevantes e de forma regular para atrair mais visitantes e estabelecer-se como um especialista na organização de eventos.

  • Forme uma boa rede de networking

O networking é uma “peça fundamental” para tudo, não só para as empresas como para os indivíduos particulares, tanto na sua vida profissional como pessoal. Numa empresa de eventos, esta necessidade redobra-se, uma vez que é uma atividade que depende muito da relação com diferentes parceiros externos para acontecer e correr da melhor forma.

Por exemplo, se a sua empresa organizar casamentos, embora possa prestar alguns destes serviços diretamente através de colaboradores internos, poderá ter de utilizar, de forma complementar ou exclusiva, alguns serviços de empresas de floristas, decoração de interiores, igrejas ou civis,  animação de festas, músicos, DJs, fotografia e vídeo e entre outros. Por esta razão, procure ter uma carteira variada de parceiros e fornecedores, que lhe permitam ter alguma flexibilidade de escolha.

Por outro lado, se organizar eventos corporativos/empresariais, também é imprescindível estabelecer contacto e relações com empresas que sejam seus potenciais clientes e fornecedores.

  • Participe em eventos, feiras e conferências

Sabia que pode participar em eventos para atrair clientes para a sua empresa de organização de eventos? Esta questão pode parecer confusa, mas existem bastantes feiras, conferências e eventos , procurados e visitados pelo seu público-alvo, nomeadamente relacionados com casamentos, batizados, eventos de turismo, eventos desportivos, eventos culturais e entre outros.

Este tipo de iniciativas são frequentadas por indivíduos e empresas interessadas ou relacionadas de alguma forma com o tema, seja por serem fornecedores, patrocinadores ou parceiros.

Desta forma, é a montra ideal para ter o seu negócio posicionado, a partir de um stand físico (se possível) e/ou através da entrega de cartões de visita aos seus contactos. Esta é uma excelente maneira de, não só captar novos clientes, como também conhecer e entender mais diretamente qual o perfil do seu público.

  • Crie parcerias com marcas complementares

A maior parte dos eventos necessitam de um espaço físico para ocorrerem. Dependendo do tipo de evento, do público-alvo ou do orçamento, podem ocorrer em espaços públicos (com o devido licenciamento), em restaurantes, quintas, hotéis, salas de espetáculos e entre outros.

Como tal, sugerimos que estabeleça contacto e, se possível, parceria com alguns destes espaços e/ou entidades, de maneira a facilitar todo o processo e criarem uma relação de continuidade, win-win para ambos.

  • Invista em publicidade paga

A publicidade é uma ótima forma de gerar interesse num evento e ter impacto direto no seu sucesso. Existem diferentes tipos de publicidade que podem ser utilizados para eventos, tais como a publicidade paga mais "tradicional", como a rádio ou televisão, e a publicidade paga online.

Dependendo do tipo de evento e do público-alvo, as organizações devem utilizar uma combinação destes meios para alcançar o público desejado.

Em ambos os casos, os anúncios pagos devem incluir informação sobre o evento, como a sua data, local, custo e quaisquer outros detalhes pertinentes. Em contrapartida, a publicidade online tem a vantagem de poder atingir um número mais elevado de potenciais clientes, a partir de um investimento mais reduzido e, ainda, poder acompanhar e medir os resultados de forma clara e objetiva.

No entanto, para isso acontecer, deve combinar esta estratégia com um website otimizado e redes sociais apelativas, para que possa linkar o seu target diretamente para esses canais.

  • Entenda a importância de ter um bom sistema de CRM, faturação e contabilidade

Se pretende captar e fidelizar os clientes, deve certificar-se de que dispõe das ferramentas necessárias para gerir esse fluxo de clientes, assim como as suas características e necessidades.

Para isso, é fulcral ter um sistema de CRM (Customer Relationship Management), faturação e contabilidade adaptado ao fluxo do seu negócio de organização de eventos.

Já conhece o Vendus?

Se procura um software de faturação, gestão e contabilidade, o Vendus é o software ideal para o seu negócio, que lhe permite gerir os vários clientes, vendas e stocks, como também controlar o desempenho e rentabilidade do negócio, a qualquer hora e em qualquer lugar. Pode utilizar este software de Faturação e POS a partir de 0,26€/Dia ou experimentar gratuitamente, durante 30 dias.

Por fim, o sucesso da sua empresa de eventos depende, não só dos clientes que tem, mas da qualidade dos seus serviços. Espreite 5 dicas fundamentais para organizar um evento de sucesso!

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS desde 662.50$/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação homologado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.