10 Estratégias de marketing para agências de viagens

Blog / Empresas / 10 Estratégias de marketing para agências de viagens
10 Estratégias de marketing para agências de viagens

Tem uma agência de viagens ou uma agência de turismo? Descubra 10 estratégias de marketing para agências de viagens e veja como podem ajudar o seu negócio a alcançar melhores resultados!

O crescente número de agências de viagens juntamente com a maior possibilidade das pessoas poderem fazer as suas reservas online e de forma simplificada autonomamente, tornou mais difícil que as agências de viagens tradicionais permaneçam rentáveis.

Apesar disso, importa realçar que o objetivo das agências de viagens distingue-se por oferecer um serviço único e cómodo aos clientes, tratando e facilitando as várias etapas do processo de uma viagem ou outro tipo de atividade turística.

Assim, utilizando as estratégias de marketing mais adequadas, pode alcançar uma base de clientes mais vasta e criar uma melhor relação com os mesmos.

Conheça 10 estratégias de marketing que permitem que a sua agência se mantenha competitiva e distinta no setor das viagens e turismo.

1 - Feiras, congressos e eventos de viagens

Existem algumas feiras dedicadas exclusivamente a viagens onde pode ser interessante marcar presença, não só para dar a conhecer a sua agência como para estabelecer possíveis parcerias de negócios.

Adicionalmente, existem ainda congressos e eventos relacionados com “temáticas-chave” e frequentados por certos tipos de potenciais clientes, que poderão ser interessantes para o seu negócio, como feiras de casamentos (ideal para promover pacotes de lua de mel e despedidas de solteiro), eventos de turismo rural ou feiras relacionadas com sustentabilidade (onde poderá promover turismo mais ecológico) e muitas mais.

2 - Parcerias com empresas

Numa grande parte das empresas, é bastante comum os colaboradores deslocarem-se dentro do país e fora do país, por motivos profissionais. Por outro lado, algumas delas também procuram proporcionar benefícios aos seus colaboradores, nomeadamente na marcação das suas viagens de cariz pessoal.

Seja qual for a necessidade, em ambos os casos, é bastante inteligente e mais económico, ao nível monetário e de tempo dispendido, que as empresas disponham de parcerias com algumas agências de viagens.

Como tal, procure estabelecer parcerias com diferentes empresas, mostrando-lhes todas as vantagens associadas, entre as quais o facto de permitir organizar e tratar de todos os detalhes da viagem, garantir preços mais competitivos, não necessitar de alocar colaboradores internos neste tipo de serviços e entre outras.

3 - Atendimento ao cliente personalizado

É essencial desenvolver uma relação de confiança com os potenciais consumidores/clientes da sua agência. Para isso, é imprescindível que a sua agência ofereça um serviço de apoio ao cliente personalizado, através de profissionais especializados, com conhecimento na área, simpáticos e com boas capacidades de comunicação.

Para tal, deve utilizar diferentes canais de comunicação, de forma a que os potenciais clientes possam optar pelo que lhes for mais conveniente, desde telefone, e-mail, formulário de contacto, possibilidade de videochamada, atendimento presencial ou chatbots.

4 - Promoções

Se visitar alguns dos principais sites de agências de viagens, pode reparar que quase todas elas têm um separador de “Promoções” - e não é por acaso, uma vez que as pessoas são bastante influenciadas por promoções.

Deste modo, procure garantir ofertas exclusivas de viagens para diferentes gostos e orçamentos e comunicar de forma chamativa aos seus clientes, fazendo com que fiquem com o “sentimento de urgência”, em que sintam que não podem nem querer perder esse desconto.

Idealmente, ofereça já um pacote com voo + hotel + seguro, em que a pessoa não necessite de pensar muito, uma vez que já está tudo o que necessita incluído.

5 - Aspeto visual

O que fará distinguir as suas ofertas de viagens das outras agências, para além do preço? O aspeto e visual da oferta da viagem.

É muito diferente colocar o pacote da viagem somente com um descritivo ou, por outro lado, disponibilizar várias imagens do destino a acompanhar.

Procure utilizar imagens apelativas e “vendáveis” do destino, mas que sejam realistas do que a pessoa vai encontrar, de forma a não defraudar ou mesmo enganar os clientes.

6- Importância das reviews

Muitas das vezes, quando estamos indecisos entre algum produto ou serviço, apoiamo-nos nas avaliações e experiências de outros clientes, de forma a estarmos mais seguros das nossas escolhas, tendo por base esses feedbacks.

Como tal, estimule a partilha de reviews por parte dos seus clientes e partilhe-os nas suas páginas oficiais, nomeadamente website ou redes sociais.

Marketing digital para agências de viagens

7 - E-mail marketing

O e-mail marketing pode ser uma poderosíssima estratégia de marketing para angariar novos clientes e fidelizar os atuais. Como? Através do envio de newsletters com alguma periodicidade, em que sejam comunicados alguns pacotes de viagens e promoções exclusivas.

Idealmente, estas comunicações devem ser adaptadas  e personalizadas aos diferentes perfis de clientes, tendo em consideração fatores como as suas pesquisas, viagens anteriores ou interesses demonstrados.

Para isso, deve assegurar que tem uma base de dados completa e que dispõe de autorização para utilizar esses dados para fins comerciais e de marketing.

8 - Website com simulador

Considerando o facto de grande parte das pessoas pesquisarem online antes de visitarem pessoalmente ou optarem por algo, é fulcral ter um website próprio, onde explique em que consiste a sua agência.

Adicionalmente, deverá utilizar esse website para publicar alguns pacotes de viagens disponíveis, promoções exclusivas, contactos da agência, assim como para possibilitar que os clientes o contactem diretamente, através de um formulário de contacto ou chat.

Hoje em dia, é também esperado que inclua no site um simulador de viagens, em que os clientes possam simular de forma rápida e autónoma algumas viagens pretendidas e, no final, possa mesmo reservar diretamente online, nessa mesma plataforma.

9 - Redes sociais

Facebook, Instagram, Whatsapp para empresas, LinkedIn ou Youtube…analise a presença em algumas destas redes sociais, de maneira a criar uma presença digital forte e completa. Todas elas têm características, targets e objetivos diferentes, pelo que é bastante importante criar uma estratégia de conteúdos, adaptada a cada uma dessas redes, de maneira a aproveitar o maior potencial de cada uma delas.

10 - Marketing de conteúdo

A par do seu website, pode ser bastante vantajoso ter também um blog para a sua agência de viagens, de forma a investir no marketing de conteúdo e, assim, potenciar o posicionamento orgânico do seu website, através de estratégias de SEO - Search Engine Optimization.

Neste blog, pode aproveitar para partilhar conteúdos relevantes para os potenciais clientes, desde dicas de viagens, conselhos, curiosidades de alguns países, essenciais de viagem e entre outros.

 

Estas são apenas algumas estratégias de marketing, que devem estar integradas no plano de negócios, que definiu na abertura da sua agência de viagens.

Por outro lado, se tiver um Franchising de Agências de Viagens acaba por ter a vantagem de já ter uma equipa e estratégia de marketing bem estabelecida, que lhe pode poupar algum trabalho, embora tenha outro tipo de desvantagens e condições associadas.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS desde 662.50$/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação homologado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.