12 Dicas para melhorar a gestão financeira do seu negócio!

Blog / Empreendedorismo / 12 Dicas para melhorar a gestão financeira do seu negócio!
12 Dicas para melhorar a gestão financeira do seu negócio!

A gestão financeira é a chave para o sucesso de qualquer negócio, pois, é a ferramenta utilizada para controlar as finanças e planear o futuro da empresa. No entanto, muitos empreendedores ainda enfrentam desafios na gestão financeira dos seus negócios. Neste artigo, apresentamos algumas dicas importantes para ajudar a melhorar a gestão financeira do seu negócio e garantir a saúde financeira da empresa a longo prazo.

O que é Gestão Financeira e como funciona?

A gestão financeira é a administração dos recursos financeiros da empresa ou organização. É uma das funções administrativas mais importantes, pois, tem impacto em todos os setores da empresa. Com uma gestão financeira eficiente, os gestores podem identificar oportunidades de crescimento e desafios para o negócio, que são essenciais para a sustentabilidade da empresa e para alcançar os seus objetivos.

Este processo planeia e controla todos os recursos financeiros da empresa, incluindo gestão de dinheiro, património, investimentos, pagamentos, receitas e despesas, visando a eficiência e evitando desperdícios, aumentando a produtividade e a faturação da empresa.

Porque a que é Gestão Financeira é importante?

Uma gestão financeira eficiente é fundamental para que uma empresa mantenha a sua competitividade no mercado e cresça. Isso requer uma gestão financeira inteligente que use os recursos disponíveis de forma adequada. Desta forma, as empresas têm a capacidade de enfrentar crises, tornando-se menos vulneráveis a riscos, continuando a encontrar oportunidades para realizar bons negócios.

Como melhorar a Gestão Financeira do seu negócio?

A gestão financeira é fundamental para o sucesso e o crescimento dos negócios, pois, permite o uso eficiente dos recursos, vantagem competitiva e preparação para a estabilidade financeira a longo prazo. Fazer uma gestão financeira eficiente do seu negócio não tem de ser complicado, por isso, deixamos estas dicas que podem ajudar!

1. Avalie a situação financeira atual do negócio

A primeira etapa para fazer uma boa gestão financeira da sua empresa é ter uma noção clara da situação em que esta se encontra. Por isso, analise todos os aspetos financeiros da empresa, anote todos os pontos fortes e fracos, para que possa identificar possíveis problemas e direcionar tempo e recursos na direção certa. Saiba como fazer uma análise SWOT da sua empresa.

Uma das formas de gerir eficazmente as finanças da empresa é acompanhar os indicadores de desempenho financeiro, nomeadamente:

  • ROA (retorno sobre os ativos) - lucro líquido em relação ao total dos investimentos;
  • ROI (retorno sobre o investimento) - relação entre as receitas e os investimentos realizados;
  • PMC (Prazo médio de cobrança) - tempo médio entre a venda de um produto e o respetivo recebimento;
  • PMP (prazo médio de pagamento) - tempo médio de pagamento aos fornecedores.

2. Trace um plano financeiro

Depois de ter uma avaliação clara da situação financeira do seu negócio, é o momento de criar um plano que identifique as necessidades financeiras e as oportunidades de crescimento. Definir metas de crescimento, fazer previsões de mercado e preparar ações de marketing, são algumas das áreas que deve planear estrategicamente para responder a um mercado cada vez mais exigente. Crie um plano de negócios robusto que o vai ajudar a alcançar os seus objetivos!

3. Crie um Orçamento

O plano financeiro que elaborar deve ser naturalmente traduzido num orçamento, que, no fundo, é a forma estruturada de organizar o dinheiro. Desta forma, a empresa fica no comando das finanças, ao invés de estar dependente delas, possibilitando a monitorização e redução das despesas regulares e extraordinárias. O orçamento deve ser ajustado sempre que necessário, por isso, é importante que seja analisado de forma regular, em intervalos mensais, trimestrais e anuais.

4. Separe finanças pessoais da empresa

A capacidade de lidar de forma eficiente com as finanças pessoais é uma skill extremamente importante para um gestor. Se souber definir metas financeiras pessoais, criar e gerir um orçamento, supervisionar investimentos e lidar com cartões de crédito e dívidas com responsabilidade, só precisa de reproduzir o mesmo no seu negócio!

No entanto, muitas vezes, os empreendedores misturam receitas e despesas pessoais com as da empresa, o que se pode tornar complicado em termos de organização financeira e de património. Por isso, uma boa prática é manter contas bancárias distintas, estabelecer vencimentos justos e apostar no crescimento da empresa.

5. Acompanhe o Fluxo de Caixa

O acompanhamento do fluxo de caixa é crucial para garantir o sucesso e o crescimento da empresa. Por isso, é necessário monitorizar diariamente as entradas e saídas de dinheiro, fazer previsões financeiras e maximizar o uso dos recursos sem prejudicar a rentabilidade.

Ferramentas de automação de relatórios podem ser uma ajuda útil para compreender melhor os resultados da empresa, pois, recolhem informações e dados de forma mais precisa. Evite chegar ao final do dia ou do mês com problemas financeiros, pois, isso pode inviabilizar a sobrevivência da sua empresa!

6. Fique atento às despesas desnecessárias e reduza os custos

Crescer internamente e expandir o negócio é o sonho de todos os empreendedores, mas é preciso estar atento a todos os custos e restringir as despesas ao estritamente necessário. Evite gastar mais do que realmente se justifica para o momento que a empresa está a viver. Por exemplo, contratar novos colaboradores ou mudar para um espaço maior, são custos que devem ser bem pensados para não entrar em rutura financeira.

Por outro lado, é importante reduzir as despesas sempre que possível, nomeadamente através de um plano de redução de custos:

  1. Analise o que cada área do negócio contribui para o lucro da empresa;
  2. Descubra quais os gastos de cada setor do negócio;
  3. Compare o lucro com o custo em cada área;
  4. Crie um plano de redução de custos para cada setor do negócio;
  5. Acompanhe e faça os ajustes necessários.

Distribuir verbas para cada setor é crucial para uma gestão financeira eficiente. Para cada área, como atendimento e apoio ao cliente, marketing, vendas e compras, deve ser alocado um orçamento específico e devem ser feitos todos os esforços para evitar confusões ou mudanças de verba entre setores. Assim, é mais fácil responsabilizar cada área pelos respetivos gastos e perceber melhor onde é possível reduzir custos.

7. Faça a gestão dos ativos e crie reservas

Gerir corretamente os ativos é extremamente importante para qualquer empresa, pois, previne desperdícios, reduz perdas e otimiza o processo de compras. Controlar o património implica a gestão dos ativos tangíveis (imóveis, dinheiro, stock, investimentos, etc.) e intangíveis (valor da empresa ou marca, direitos de autor, licenças, etc.). Através da avaliação dos ativos, é possível determinar o valor real e atualizado de todos os bens da empresa e calcular o valor total do património.

Nunca é demais realçar o valor das reservas financeiras, especialmente nos momentos de crise ou quando surge algum imprevisto. Assim sendo, é muito importante criar reservas financeiras para quando as vendas não correspondem ao esperado ou quando surge desafio económico com o qual a empresa não estava a contar. Desta forma, com uma reserva financeira disponível, é possível adotar estratégias e impedir golpes financeiras na empresa ou mesmo o despedimento de colaboradores.

Uma outra reserva financeira relevante é separar uma parte dos lucros para investimentos posteriores, em áreas que façam o negócio crescer. Este poderá ser um fator decisivo relativamente à concorrência!

8. Controle o stock

A gestão de stock é fundamental para empresas que vendem produtos físicos, pois, tem impacto direto no lucro. Um sistema de gestão baseado na nuvem permite visualizar a quantidade de cada item em stock e prever procuras sazonais. Desta forma, é possível assegurar a quantidade certa de stock disponível sempre que necessário, evitando desperdício de dinheiro. Sente dificuldades em controlar o stock? Veja as nossas dicas!

O programa de faturação Vendus permite, de forma simples e intuitiva, efetuar a gestão de stock de modo manual (produto a produto ou em bulk) ou de forma automática em formato CSV (formato suportado pelo excel). Saiba como gerir stock no Vendus.

9. Pague impostos nos prazos certos

Cumprir com as datas de pagamento de impostos implica alguma organização, mas, a longo prazo, economiza tempo e dinheiro, pois, apenas paga o que é devido, sem multas ou juros.

Se tiver dificuldade em efetuar os pagamentos mensais de impostos, separe os valores mensalmente.  Desta forma, trata essa despesa como um custo operacional mensal e não terá dificuldade em pagar no momento certo. Para que não falhe nenhum pagamento fiscal importante, consulte as principais obrigações fiscais das empresas ao longo do ano.

10. Contrate de forma inteligente

Fazer uma gestão financeira eficiente não significa que tem de contratar colaboradores a baixo custo ou ter menos trabalhadores. Até porque pagar abaixo do valor do benchmarking pode afastar bons profissionais e contratar menos colaboradores pode sobrecarregar os existentes, o que aumenta a não desejada rotatividade da empresa.

Assim, o que tem de fazer é contratar de forma sábia e inteligente. Pesquise no mercado os salários do cargo que precisa, estipule um vencimento para a função, liste todas as competências técnicas e soft skills que pretende e faça entrevistas assertivas. Conheça estratégias para contratar os melhores profissionais para o seu negócio.

11. Invista em automação

Não tenha receio da automação, especialmente por pensar que pode ser demasiado dispendiosa para o seu negócio. Adquirir determinado equipamento pode ser caro, mas, a longo prazo, pode trazer poupança devido à sua eficiência. Naturalmente que tem de avaliar bem a necessidade de determinado equipamento antes de o comprar, por isso, identifique cuidadosamente os setores que podem beneficiar de máquinas e automação.

Estas são as principais vantagens da utilização de automação na sua empresa:

  • ajuda a melhorar a eficiência;
  • aumenta a produtividade;
  • reduz os custos;
  • aumenta a precisão e reduz a margem de erro;
  • mantém uma consistência nos processos;
  • cria tempo para tarefas estratégicas e criativas.

12. Use Software de faturação online

Num mundo cada vez mais digital, utilizar tecnologias que tornem a gestão de empresas mais simples é cada vez mais importante para obter resultados positivos. Um software de faturação é uma ferramenta valiosa para simplificar a gestão financeira da empresa, automatizando processos e melhorando a eficiência. Explicamos o que é um software na nuvem e as principais razões para usar um software de faturação na cloud.

Para além disso, os softwares de faturação fornecem uma visão geral dos resultados financeiros da empresa, com relatórios sempre atualizados. E, caso opte por um software cloud como o Vendus, consegue aceder a toda a informação a qualquer momento e em qualquer lugar. Conheça todas as características do Vendus, um software de faturação na nuvem que se adapta ao seu negócio e é simples de utilizar!

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS desde 662.50$/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação homologado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.