Como atrair mais hóspedes ao seu alojamento local?

Blog / Marketing Digital / Como atrair mais hóspedes ao seu alojamento local?
Como atrair mais hóspedes ao seu alojamento local?

Abrir um Alojamento Local pode ser uma excelente oportunidade de negócio, mas desafiante na mesma medida. Tem ou pretende abrir um alojamento local? Conheça 6 estratégias de marketing para implementar e atrair mais hóspedes ao seu espaço de alojamento.

O setor da Hotelaria e Turismo é cada vez mais atrativo para investimento, considerando a sua contínua expansão, a par do extremo nível de competitividade. Assim, é imprescindível que os Empreendedores tenham noção desses dados e, como tal, se esforcem por diferenciar os seus espaços de alojamento dos possíveis concorrentes, de modo a ganharem maior visibilidade, aumentarem o número das reservas e, assim, obterem maior rentabilidade financeira.

O marketing local entra nesta fase e tem um papel fulcral na atração e retenção de hóspedes. Saiba como atrair mais hóspedes para o seu alojamento local!

6 dicas para atrair mais hóspedes a um alojamento local

1- Crie um website profissional

Se pretende ter uma presença online profissional, onde os seus clientes possam encontrar todas as informações acerca do seu alojamento, incluindo imagens e vídeos do espaço, bem como possibilitar a reserva, de forma direta, de quartos e outro tipo de serviços, através de um pagamento direto, é fulcral investir num website ou outro tipo de plataforma própria.

A partir deste tipo de canais, os negócios passam, ainda, a ter possibilidade de tornar acessível o apoio ao cliente online, a partir de chatbots ou de formulários de contacto, assim como recolher facilmente o feedback dos clientes e contactá-los de forma mais eficiente, poupando custos e ganhando autonomia, sem terem de estar associados a outros parceiros de reservas. No entanto, estas plataformas de reserva podem ser também uma excelente forma de atrair mais clientes - conheça 7 plataformas essenciais para promover o seu Alojamento Local.

De modo a facilitar a criação do seu website, poderá utilizar Vendus Go!, uma plataforma de e-commerce gratuita, simples e prática, utilizada por mais de 1.500 pessoas, ideal para empresas que querem comercializar os seus produtos ou serviços online, sem recorrer a sistemas complexos e dispendiosos.

2- Elabore uma estratégia de marketing de conteúdo, otimizado em SEO

Complementarmente à criação de um website próprio, deve aproveitar para  desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo, isto é, produzir conteúdos relevantes e de interesse da sua audiência, que sejam capazes de atrair, fidelizar e dar maior visibilidade à sua empresa.

Pode fazê-lo a partir de um Blog, associado ao website principal e, de modo a obter o impacto pretendido,  esses conteúdos devem estar otimizados para os motores de pesquisa, utilizando estratégias de SEO (Search Engine Optimization), capazes de trazer mais visitas orgânicas (não pagas) ao seu site.

3 - Acrescente valor às suas ofertas

Esta estratégia está acessível a qualquer tipo de alojamento, basta dar asas à imaginação e pensar de que forma pode acrescentar valor às reservas dos seus clientes. Pode fazê-lo de diferentes formas, entre as quais:

  • Oferta de pequeno-almoço, a partir de um valor simbólico;
  • Oferta de um voucher de desconto noutro serviço complementar de uma empresa parceira (exemplo: passeio de barco, aluguer de bicicletas, etc.);
  • Descontos em estadias prolongadas;
  • Cancelamento sem custos;
  • x% de desconto nos restaurantes do alojamento;
  • Entre outras.

Este tipo de iniciativas podem funcionar muito bem ao nível do subconsciente dos hóspedes, uma vez que o ser humano é muito sensível a descontos e ofertas;

4 - Esteja presente e ativo em diferentes redes sociais

As redes sociais vieram para ficar e estão presentes no dia a dia da grande maioria das pessoas, em todo mundo, o que as tornam excelentes meios de comunicação e interação com o público-alvo do seu alojamento, isto é, os possíveis, atuais e anteriores hóspedes do seu espaço.

Considerando o facto de existirem diferentes redes sociais com objetivos e públicos variados, sugere-se que faça um estudo do seu público-alvo, de forma a perceber onde está presente e quais são os seus interesses. No entanto, tendo em conta as redes sociais mais utilizadas pela população em Portugal, aconselhamos que utilize, pelo menos, o InstagramFacebookYoutubeTikTok.

Aproveite a presença nessas redes para partilhar a localização exata do seu espaço e eventuais pontos de contacto, o link para o seu site, assim como imagens e vídeos reais do seu alojamento, feedbacks de clientes, de modo a interagir com os utilizadores, respondendo sempre e rapidamente aos seus comentários e questões, de forma a criar boas interações e relações com os mesmos.

5- Aproveite as vantagens do Google My Business

Uma grande parte das pessoas e empresas ainda desconhecem o poder que o Google My Business poderá ter na visibilidade de um negócio e na atração de clientes. No entanto, pode ser simples de perceber se pensar que, na grande maioria das vezes, as pessoas utilizam as ferramentas de pesquisa Google para encontrar o que procuram, nomeadamente um alojamento local.

Assim, de forma a aparecer nos primeiros resultados de pesquisa e estar também registado no Google Maps, é impeditivo ter uma conta no Google My Business, uma ferramenta gratuita e acessível a qualquer pessoa que tenha um espaço comercial.

Através desta ferramenta, poderá preencher todas as informações do seu alojamento local, como a morada, contactos, serviços disponíveis, horário de funcionamento, características das instalações, imagens dos seus serviços e, um ponto diferenciador, receber avaliações por parte dos seus hóspedes, que terão influência direta no posicionamento e reputação do seu negócio online.

Como tal, solicite feedback e avaliações aos seus clientes depois das suas reservas, através de QR Codes, por exemplo, de forma a serem utilizadas como forma de atração para outros clientes. Do mesmo modo, se receber comentários negativos, responda de igual forma, mostrando a sua preocupação e a sua vontade em melhorar os serviços prestados.

6 - Invista em publicidade online paga

O tráfego pago tem ganho destaque nos últimos anos, devido ao impacto que poderá ter na atração de novos clientes e retenção de atuais, embora esteja dependente de uma base de dados bem segmentada dos seus clientes.

Assim, se tiver orçamento, pode completar as suas estratégias com o investimento em tráfego pago, ou seja, em anúncios pagos no Google, através do Google Ads (plataforma de anúncios do Google) ou nas redes sociais, como no Facebook, Instagram, a partir do Meta for Business ou mesmo no Youtube.

Importa realçar que estas são apenas algumas das estratégias que poderá aplicar no seu alojamento local, embora estejam pendentes da estratégia definida para o seu espaço. Deste modo, para que tenha os resultados esperados deve, em primeira instância, garantir que cumpre todos os requisitos e segue todos os passos para abrir um alojamento local em Portugal.

Invista no estudo do seu público-alvo e seja criativo nas suas ações!

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS desde 662.50$/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação homologado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.