Como abrir um negócio de Decoração de Festas

Blog / Empreendedorismo / Como abrir um negócio de Decoração de Festas
Como abrir um negócio de Decoração de Festas

Quer transformar a sua paixão pela decoração de festas num negócio próspero e cheio de momentos especiais? Se está interessado em entrar no mundo da decoração de festas, este artigo é perfeito para si! Vamos explorar os aspetos essenciais para abrir um negócio de decoração de festas, desde a conceção até à execução, para que seja bem-sucedido no mercado!

O que é a Decoração de Festas?

A Decoração de Festas é uma atividade profissional que envolve o planeamento, a organização e o enfeite de um espaço com elementos visuais temáticos, com o intuito de criar um ambiente festivo e agradável. Esta atividade é realizada para celebrar diferentes ocasiões, como aniversários, casamentos, chás de bebé, eventos corporativos, festas temáticas e diversas outras comemorações.

Os profissionais especializados em decoração de festas trabalham em estreita colaboração com os clientes para perceber as suas preferências e necessidades, transformando ideias em designs visuais que tornam a festa única e memorável.

A decoração de festas abrange uma variedade de aspetos, incluindo a escolha de cores, arranjos florais, balões, faixas, móveis, iluminação, centros de mesa, toalhas de mesa, entre outros elementos decorativos. Além disso, é comum que a decoração seja projetada de acordo com um tema específico, que pode ser inspirado em personagens, épocas históricas, filmes, cores ou estilos.

O que precisa para iniciar a atividade de Decoração de Festas?

O mercado de decoração de festas tem crescido significativo nos últimos anos, devido à procura de experiências únicas e personalizadas em diversos eventos sociais. Por isso, abrir um negócio de decoração de festas é muito entusiasmante, mas requer alguns cuidados de forma a garantir o sucesso e a sustentabilidade da atividade, salientamos os mais relevantes.

Estude o Mercado

O primeiro passo para iniciar um negócio de decoração de festas é fazer uma análise abrangente da concorrência e do mercado: identificar os principais concorrentes na zona onde pretende atuar, analisar os seus pontos fortes e fracos, perceber os diversos serviços que prestam e verificar os preços que praticam.

Desta forma, vai conseguir ter o panorama completo desta área de negócio no mercado e identificar as lacunas que pode explorar para se destacar. Lembre-se que a diferenciação é essencial para se destacar e atrair clientes. Pode oferecer serviços exclusivos, utilizar materiais ecológicos, implementar tecnologia de ponta, etc. Uma estratégia de preços competitivos também pode ser uma forma de diferenciação, desde que seja sustentável para o negócio.

Faça um plano de negócios

Um plano de negócios é uma ferramenta essencial para quem pretende abrir um negócio de decoração de festas, pois, ajuda a traçar um caminho claro e estratégico do negócio. Para além de definir a visão, missão e objetivos do negócio, este plano permite ter uma noção real em termos financeiros: estimativas de custos inicias, despesas operacionais e receitas esperadas. Saiba mais sobre o plano de negócios e fazer um para a sua atividade!

Assim, o plano de negócios bem elaborado para uma de decoração de festas deve contemplar os seguintes pontos:

  • Sumário executivo - visão geral concisa do teu negócio;
  • História da empresa - visão, missão, valores e a história do negócio;
  • Estrutura Organizacional - detalhes sobre a equipa, funções e responsabilidades;
  • Estratégia Comercial - descrição detalhada dos serviços de decoração de festas prestados;
  • Gestão e controlo do negócio - gestão do negócio no dia a dia, incluindo processos, logística e fornecedores;
  • Projeções Financeiras - estimativas de custos, preços, receitas, lucros e fluxo de caixa;
  • Estratégia de Marketing - plano para promover e comercializar os serviços, incluindo a marca, canais de divulgação e estratégias para atrair clientes.

Avalie todos os custos

Antes de iniciar atividade, é fundamental avaliar os custos necessários para o tipo de negócio de decoração de festas idealizado. Existem custos iniciais que terão de se realizados antes de iniciar atividade e custos recorrentes, mensais, trimestrais ou anuais. Listar os custos é uma das melhores formas de identificar se necessita de recorrer a financiamento externo ou se tem capacidade económica para fazer o negócio avançar por meios próprios.

Custos iniciais

  • Encargos com abertura de atividade/ constituição da empresa;
  • Material essencial de decoração de festas, que pode ser usado independentemente do tema (estruturas, toalhas simples, luzes, etc);
  • Material de escritório e decoração do espaço ou possíveis obras, caso opte por ter um espaço físico para guardar o equipamento necessário para desenvolver a atividade;
  • Equipamento informático (telemóveis, computadores, impressoras, etc).

Custos recorrentes

  • Renda e/ou empréstimo, no caso de optar por ter um espaço físico;
  • Despesas com a manutenção do espaço;
  • Despesas correntes (água, luz, telefone, limpeza e entre outros);
  • Materiais necessários para a realização dos eventos;
  • Vencimento dos colaboradores;
  • Serviços de contabilidade;
  • Seguros e Licenças;
  • Fundo de maneio, para imprevistos, como atrasos ou falta de pagamento de clientes.

Abra atividade ou crie empresa

Se vai abrir atividade como trabalhador independente tem de o fazer no Portal das Finanças e escolher o código de IRS (CIRS) que vai utilizar para a prestação de serviços. Saiba mais informações no Guia Prático dos Trabalhadores Independentes da Segurança Social.

Caso opte por criar uma empresa, poderá fazê-lo presencialmente no Balcão Empresa na Hora ou online. Independente da forma escolhida de criação de uma empresa, tem de escolher o CAE relativo à sua atividade. De forma geral, para este tipo de atividade o CAE a atualizar poderá ser 93294 - outras atividades de diversão e recreativas (questione num serviço ou das Finanças ou consulte um contabilista).

Normalmente, os trabalhadores independentes emitem faturas-recibo (anteriormente recibos verdes), diretamente no Portal das Finanças. As empresas são obrigadas a emitir faturas. De qualquer das formas, pode utilizar um software de faturação certificado online como o Vendus, que é simples, prático, intuitivo, com suporte ilimitado e sem contratos de fidelização nem burocracias desnecessárias. Ideal para decoradores de festas, pois, entre outras funcionalidades, permite emitir faturas no smartphone ou tablet a qualquer hora e em qualquer lugar e ainda enviar os documentos diretamente ao cliente por email. Usufrua desta simplicidade de utilização, experimente o Vendus gratuitamente durante 30 dias e dedique-se à decoração de festas sem preocupações!

Junte uma equipa de trabalho

Encontrar os profissionais certos para um negócio de decoração de festas é fundamental. Garanta que os profissionais estão bem preparados para as tarefas necessárias e que têm as skills essenciais para lidar com os clientes e para gerir bem o tempo, dois aspetos importantes neste tipo de negócio.

Escolher os colaboradores certos pode ser difícil, precisa de avaliar as competências técnicas e as tendências comportamentais dos candidatos. Saiba como recrutar os melhores profissionais para o seu negócio.

Adquira equipamento

Grande parte do negócio de decoração de festas está dependente de materiais que vai utilizar em cada evento. Por isso, considere estes pontos relativamente à compra do equipamento necessário:

  • Comece por identificar os tipos de decorações de festas que planeia oferecer;
  • Pesquise fornecedores de equipamentos de decoração de festas, compare preços, qualidade e opções disponíveis para cada tipo de equipamento que precisa;
  • Estabeleça um orçamento para a aquisição de equipamentos;
  • Entre em contacto com os fornecedores selecionados e negocie os preços e termos de compra,  garantias, políticas de devolução e assistência técnica;
  • Organize o espaço de armazenamento,  manter a eficiência operacional e evitar a desordem;
  • Treine a equipa de trabalho para que possam usar corretamente o equipamento adquirido.;
  • Crie um plano de manutenção regular para prolongar a vida útil do equipamento.

Deixamos uma ideia do equipamento que poderá precisar para iniciar a atividade de decoração de festas:

  • Materiais de decoração (balões, flores artificiais, tecidos, fitas, etc.)
  • Ferramentas de decoração (fios, tesouras, pistolas de cola, etc.)
  • Equipamento de iluminação (luzes de festa, refletores, LEDs, etc.)
  • Mobiliário para decoração (mesas, suportes, estruturas, etc.)
  • Equipamento de impressão (impressoras para banners, etiquetas, etc.)
  • Equipamento de som (alto-falantes, microfones, etc.).

5 Dicas para conseguir clientes para o seu negócio

O mercado de decoração de festas é bastante concorrido, por isso, destacar-se no meio requer criatividade e estratégias eficazes. Criar uma identidade visual única e utilizar as redes sociais para promover o trabalho são algumas das estratégias que pode utilizar, mas não são as únicas, deixamos algumas ideias:

1. Crie uma Identidade Visual Atraente

O primeiro passo para atrair clientes é criar uma identidade visual atraente para o seu negócio de decoração de festas. Uma marca forte e memorável pode causar uma ótima primeira impressão e estabelecer confiança com os potenciais clientes. Certifique-se de ter um logótipo exclusivo, paleta de cores atraente e designs criativos que reflitam o estilo do trabalho desenvolvido.

2. Desenvolva um Website Profissional

Um website bem projetado e otimizado é uma ferramenta crucial para atrair clientes. Certifique-se de que o site é responsivo, fácil de navegar e contém informações relevantes sobre os serviços que oferece na área de decoração de festas. Lembre-se de incluir imagens de trabalhos anteriores para demonstrar o tipo de decoração que oferece.

3. Use as Redes Sociais a Seu Favor

As redes sociais são uma plataforma poderosa para promover o seu negócio de decoração de festas. Crie perfis em plataformas populares, como Instagram, Facebook e Pinterest e partilhe fotos inspiradoras, dicas úteis e informações sobre os seus serviços.

4. Estabeleça Parcerias

Considere estabelecer parcerias com outros profissionais do setor de eventos, como fornecedores de alimentos, locais de festas e fotógrafos. Estas parcerias podem expandir a sua rede de contactos e permitir que alcance novos públicos. Além disso, colaborações criativas podem levar a projetos conjuntos que beneficiam ambas as partes.

5. Recolha Depoimentos e Avaliações

As avaliações positivas dos clientes são extremamente importantes para qualquer negócio, pois, as reviews podem influenciar a decisão de outras pessoas. Por isso, incentive os seus clientes satisfeitos a deixar avaliações em plataformas online, como o Google My Business, Facebook ou Yelp. Para motivar a partilha da experiência, pode oferecer um desconto na próxima decoração!

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS desde 662.50$/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação homologado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.