O franchising para agências imobiliárias permite que, com um investimento reduzido, um empreendedor possa entrar num setor lucrativo, associando-se a uma marca já estabelecida no mercado. Se a ideia lhe parece interessante, conheça os principais franchisings para agências imobiliárias a atuar em Portugal.
O que é um franchising imobiliário?
O franchising ou franquia é um modelo de negócio em que o detentor da marca cede ao franchisado (em troca de royalties) o direito de uso dessa marca, e dos seus produtos, serviços e tecnologia.
Geralmente esta cedência está limitada a uma determinada área geográfica em que o franqueado tem um regime de exclusividade territorial. Ou seja, naquela zona não vai abrir outra agência da mesma marca.
No franchising imobiliário, este sistema permite beneficiar da experiência adquirida, geralmente a nível internacional, por empresas conceituadas do setor. O que é importante para cativar a confiança dos clientes e conseguir um bom número de transações.
RE/MAX
A RE/MAX foi fundada nos EUA em 1973. É uma das maiores redes internacionais de franchising imobiliário, com mais de 9 mil agências e cerca de 140 mil agentes associados.
Chegou a Portugal em 2000 e, 25 anos depois, tem 412 agências no nosso país, tendo registado, no primeiro semestre de 2025, um volume de vendas de 4,06 mil milhões de euros e mais de 38 mil transações.
Neste franchising, tem a oportunidade de criar o seu próprio negócio de forma independente, mas tirando partido da estrutura e das ferramentas da marca. A vasta rede de agências, com mais de 12 mil agentes, as ferramentas tecnológicas e o programa de formação são algumas das vantagens oferecidas pela empresa.
Para conhecer todas as condições do franchising basta preencher o formulário no site.
Century 21
A Century 21 nasceu em 1971 nos EUA e tem atualmente uma escala global, com cerca de 11.000 agências e 131.000 consultores em mais de 80 países. Está em Portugal desde 2004, funcionando atualmente integrada na Rede Century 21 Ibéria, com mais de 260 agências e 5.000 consultores.
A marca definiu como matriz os "Quatro Ds": Dimensão, Dinamismo, Diferenciação e Devoção (na qualidade do serviço ao cliente). Entre as principais vantagens para os associados estão:
- Formação contínua com acesso às mais recentes tecnologias móveis;
- Ferramentas de marketing, comunicação, redes sociais e tecnologia;
- Ferramentas de gestão.
Para saber mais sobre como aderir a esta rede de franchising para imobiliárias é necessário preencher este formulário e aguardar pelo contacto.
ERA
A ERA está presente em Portugal desde 1998, tendo sido a primeira rede a estabelecer-se no nosso país. Com cerca de 200 agências em todo o território e 2.500 agentes, a empresa alterou em 2023 o modelo de negócio, permitindo a abertura de mais agências por região e a comercialização de imóveis além do território da agência.
O sistema de franchising imobiliário da ERA assenta em 6 pilares:
- Consultoria individual e especializada, com um consultor de operações no terreno a apoiar o franquiado;
- Formação através da Academia ERA em áreas de liderança de equipas, gestão, tecnologia e mediação imobiliária;
- Marketing: estratégia de marketing e comunicação nacional com adaptação local;
- Produtos e serviços: acesso imediato a um portfólio de mais de 50.000 imóveis em comercialização e mais de 280.000 novos clientes compradores por ano;
- Tecnologia: o sistema tecnológico desta rede permite gerir os processos da agência e comunicar em tempo real com os clientes;
- Organização.
Para abrir uma agência em regime de franchising na ERA são necessários estes passos:
- preenchimento de formulário de pedido de contacto;
- entrevista telefónica com o Consultor de Expansão da área do país onde pretende abrir a sua agência;
- reunião de apresentação da empresa e do modelo de negócio;
- visita a outras agências selecionadas para perceber a dinâmica e conhecer os franquiados;
- apresentação e análise do plano de negócios;
- candidatura oficial;
- entrevista com Diretor de Expansão;
- entrevista com Diretor Geral da ERA Portugal
Keller Williams (KW)
A Keller Williams tem mais de 185 mil associados em todo o mundo e mais de 3000 consultores e associados no mercado imobiliário em Portugal. O seu modelo de negócio permite aos Consultores KW tornarem-se donos de um negócio tirando partido de todos os recursos e tecnologia da marca internacional fundada em 1983.
A KW garante aos seus franchisados:
- o reconhecimento de uma empresa mundialmente conhecida;
- acompanhamento personalizado, mentoria e apoio, através de uma equipa para ajudar a dar os primeiros passos;
- desenvolvimento profissional através de formação, partilha de conhecimento, estratégias e casos de sucesso;
- território exclusivo maior: como o modelo de negócio da KW é de grande escala, cada agência tem acesso a uma zona geográfica maior, com menos concorrência interna.
Se quer saber mais nomeadamente em termos de royalties ou investimento inicial, comece por pedir um contacto através deste formulário.
Zome
A Zome é uma empresa totalmente portuguesa, com 20 anos de experiência no mercado imobiliário. Segundo os seus fundadores, surgiu da necessidade de "agir no mercado de forma disruptiva e inovadora".
Considerada há cinco anos consecutivos como uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal, a Zome diz ter como missão gerar oportunidades de empreendedorismo, desenvolver carreiras produtivas e cria a melhor experiência imobiliária do mundo. Para ter um franchising desta rede tem de indicar os seus dados pessoais e referir a experiência do ramo imobiliário através deste formulário.
Decisões e Soluções
A Decisões e Soluções é uma empresa portuguesa, criada em 2003, que presta um serviço de aconselhamento 360º. Ou seja, além da compra, venda e arrendamento de imóveis, as lojas da marca também atuam ao nível intermediação de crédito, seguros, obras de remodelação e construção de casas.
A empresa conta com com uma rede de cerca de 120 agências a nível nacional e tem cerca de 1.500 colaboradores no nosso país.
O processo de expansão da marca passa por abrir lojas em todas as principais vilas ou cidades do país. Para abrir um franchising desta rede não é preciso ter experiência nas áreas de atuação, já que a empresa presta, de forma gratuita, a formação necessária. Pode saber mais após a submissão deste formulário.
Arcada Imobiliária
A Arcada Imobiliária está no mercado imobiliário desde 1999. Além da compra e venda, também exerce atividade nas áreas de intermediação de crédito, mediação de seguros, gestão de arrendamentos, certificação energética e obras de manutenção.
A empresa oferece formação e aconselhamento técnico e financeiro ao longo do negócio, experiência e know-how especializados, protocolos com várias instituições bancárias e seguradoras, bem como um sistema de gestão de imóveis em rede. Adicionalmente, dispõem de um sistema de marketing e comunicação personalizado às necessidades do franchisado.
UNU - Rede Imobiliária
A UNU - rede Imobiliária é uma rede com mais de 30 agências imobiliárias. A empresa aposta num conceito de boutique imobiliária, em que privilegia o serviço prestado, mas também à experiência visual e sensorial. Por exemplo, as novas lojas da rede não têm montras com anúncios de imóveis.
O modelo de negócio da rede imobiliária UNU promete um conceito inovador, garantindo:
- menos dificuldades e desafios quando se começa um negócio a partir do zero;
- redução dos riscos, devido ao modelo de negócio comprovado;
- apoio contínuo;
- crescimento sustentável;
- oportunidades em várias cidades de norte a sul;
- menor investimento inicial do que se abrisse uma agência imobiliária independente.
Engel & Völkers
Em 1977 foi criada em Hamburgo, a Engel & Völkers, uma rede imobiliária no segmento de luxo, que já alcançou vários recordes de crescimento ao nível das vendas, assim como um grande sucesso a nível global.
Esta rede imobiliária está representada em mais de mil localizações, em 35 países, através de um modelo de negócio de franchising que permite explorar o potencial de mercado em áreas específicas onde tenha licença. Essas áreas são atribuídas a consultores imobiliários sob a supervisão do franchisado e equipados para angariar clientes e propriedades com a máxima eficiência.
O sistema de franchising é baseado em licenças. Ao tornar-se um parceiro licenciado dentro da rede recebe a formação e as ferramentas de marketing necessárias para dar resposta ao clientes do setor premium.
Coldwell Banker
A marca Coldwell Banker foi fundada em 1906 e é a mais antiga rede imobiliária do mundo. Começou quase como uma start-up, tendo como visão mudar a maneira como se compravam e vendiam imóveis nos EUA. O sismo de São Francisco, que destruiu quase 80% da cidade e gerou uma onda de especulação, foi o ponto de partida para uma nova forma de encarar o mercado, centrando-o no cliente.
Atualmente, conta com mais de 100 mil consultores, espalhados por 41 países e divididos por mais de 3000 agências no mundo. Em Portugal tem 12 agências e mais de 200 consultores, estando aberta a novos franchisings.
Vantagens e desvantagens do franchising no setor imobiliário
Aderir a um franchising no setor imobiliário tem como vantagens o facto de ter toda a estrutura de base já montada. Ou seja, já existe uma marca que opera no mercado português, mas que em muitos casos também já é reconhecida internacionalmente (o que é sempre uma mais-valia para clientes estrangeiros).
Assim, em vez de começar do zero, terá acesso a formação, a ferramentas de tecnologia e de marketing e até a uma visão de negócio que pode ser diferenciadora.
O investimento inicial para um franchising na área imobiliária é menor do que se abrisse a sua própria agência.
Já terá todos os materiais necessários para começar e com o conhecimento que é partilhado, a preparação para a entrada no mercado é facilitada. Logo, a rentabilidade do seu negócio tem mais condições para ser mais elevada do que se atuasse por conta própria e sem uma marca de renome na retaguarda.
Também é comum que os franqueados tenham acesso a vantagens como exclusividade territorial (numa determinada área geográfica) ou estabelecimento de quota de mercado. As vantagens e regras podem variar de acordo com a empresa e como a estratégia que definiu para Portugal ou para cada região.
Quais as desvantagens?
Podem existir alguns custos iniciais, como a compra da franquia ou o arrendamento ou aquisição do espaço comercial onde vai funcionar a agência. Como os processos são definidos pela marca e todas as estratégias são baseadas num conceito já definido, há menos margem para inovar.
Conte também com os custos fixos associados não só à atividade, mas também ao próprio franchising.
Também é importante ter em conta que abrir uma agência imobiliária implica o cumprimento de várias regras legais e fiscais. Além das licenças, fiscalidade e gestão de recursos humanos, as questões relacionadas com a faturação são um dos pontos principais. Um software para imobiliária, criado para dar resposta às necessidades e especificidades do setor é um aliado importante para que se possa concentrar nos negócios mais rentáveis e na satisfação de clientes.