10 dicas para aumentar as vendas de um Minimercado

Blog / Venda a Retalho / 10 dicas para aumentar as vendas de um Minimercado
10 dicas para aumentar as vendas de um Minimercado

Tem um Minimercado e quer aumentar as vendas do seu negócio? Conheça as 10 dicas que reunimos para si neste artigo!

Quem tem um negócio de retalho alimentar, quer seja um supermercado ou minimercado, sabe da dificuldade que é destacar-se da concorrência.

Apesar disso, este é um setor em crescimento, sendo que as suas vendas aumentaram 8,1% em 2020, de acordo com a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), mesmo apesar da pandemia causada pelo vírus COVID-19. Estes dados são o reflexo da mudança de hábitos dos portugueses, decorrentes dos períodos de confinamento e do teletrabalho, que fizeram com que as pessoas, ao passarem mais tempo em casa, passassem a ter necessidade de fazer mais compras alimentares, juntando ao facto dos restaurantes terem medidas acrescidas para o atendimento dos clientes.

Se tem um minimercado, existem algumas formas de potenciar as vendas do seu estabelecimento, quer seja pela atração de mais clientes como pela retenção dos seus clientes habituais. Não sabe como fazê-lo no seu minimercado ou por onde começar?

Preste atenção a estas 10 dicas para aumentar as vendas do seu minimercado:

1. Posicione estrategicamente os seus produtos no layout da loja

A atmosfera de loja pode ter um grande impacto nos sentidos dos clientes, isto é, se os clientes tiverem uma boa experiência visual, olfativa, auditiva, tátil e do paladar, tendencialmente, irão querer permanecer mais tempo no estabelecimento e, assim, comprar mais produtos ou serviços. Deste modo, alguns negócios do retalho alimentar têm investido no seu layout de loja, de modo a posicionar de forma estratégica os seus produtos, na jornada do cliente.

No entanto, se tem um negócio de franchising de minimercado, já terá de considerar um layout previamente definido, que terá em consideração este pensamento estratégico.

Uma dessas estratégias é trazer os produtos frescos ou acabados de sair do forno para a entrada da loja, de forma a prender a atenção dos clientes e aumentar as suas vendas, uma vez que despertarão a fome ou a necessidade de compra por impulso, que pode ter um impacto gigante nas vendas da empresa.

Outra forma de impulsionar a venda é colocar alguns produtos de baixo valor, de primeira necessidade ou pequenos doces junto da caixa de pagamento, de forma a que o cliente mais facilmente lhes dê atenção e sinta necessidade de os comprar. Pode, ainda, usar boxes para comunicar produtos complementares, apostando numa estratégia de cross selling.

Adicionalmente, a posição do linear (em linguagem corrente, nas famosas “prateleiras”) também pode ter um grande impacto nas vendas de certo tipo de produtos, pelo que deve ser feita uma análise do impacto gerado em diferentes posições. O ideal será colocar os produtos que pretende aumentar as vendas ou que apresentam maior procura na linha do olhar dos clientes, especialmente no lado direito dos corredores e os produtos destinados a crianças em lineares mais baixos, para que possam ser vistas por elas, mais facilmente.

2. Invista em promoções e comunicações chamativas

Sabe-se que o fator “preço” tem um grande impacto nas escolhas dos consumidores e todos nós somos bastante sensíveis a promoções, por mais baixas que sejam.

Analise fatores como as vendas, procura dos clientes, stock de produtos e sazonalidade, de forma a criar uma estratégia comercial adequada e personalizada ao seu minimercado, aumentando a rotatividade de stock e evitando os excessos de mercadoria e perdas de valor.

Pode investir em promoções de artigos que estão com alguma quebra de vendas e/ou em produtos alimentares que estejam perto do prazo de validade ou com algum tipo de defeito, de forma a vendê-los mais rapidamente, evitar desperdícios e rentabilizá-los.

Outro tipo de estratégia que pode ser interessante utilizar é através de packs de produtos ou promoções “Leve 3, pague 2”, que estimulam os clientes a comprarem mais produtos e aumentar o seu carrinho médio, funcionando quer para atrair novos clientes como para reter atuais. Este tipo de estratégia é conhecida como Bundling, veja quais as suas vantagens.

Deve criar uma estratégia promocional que acompanhe as tendências de mercado e sazonalidade, como o Natal, Dia dos Namorados e entre outras festividades, utilizando promoções em produtos ajustados à época.

Complementarmente, aposte na comunicação dos preços e promoções ao nível do design e cores utilizadas, ajustadas ao layout e decoração do minimercado.

3. Disponibilize um cartão de cliente

Ter um cartão de marca própria pode ter um grande impacto na atração e fidelização de clientes, uma vez que é uma forma de criar um serviço de valor acrescentado, a partir de um sistema de pontos ou promoções exclusivas, que fará com que os clientes visitem mais vezes a loja, acompanhem as promoções e se tornem clientes assíduos e fidelizados, por todas as vantagens associadas.

É, ainda, uma forma de associar este cartão a uma nova forma de pagamento, que poderá trazer mais atratividade para o negócio e facilitar que a empresa recolha os dados dos clientes para utilizar na criação de campanhas e descontos personalizados a cada cliente, de acordo com o seu padrão de consumo - algo que a Sonae faz muito bem nas suas lojas, com o cartão Continente.

4. Crie uma presença ativa nas redes sociais

As redes sociais são cada vez mais utilizadas pela população, o que tem levado a que as marcas e muitos negócios adaptem as suas estratégias para passarem a utilizar este canal, para comunicar e vender os seus produtos e serviços.

É fulcral estar presente em redes sociais como Facebook e Instagram e tê-las atualizadas com o seu horário de funcionamento, localização e outro tipo de contactos, assim como utilizá-las para dar a conhecer o seu minimercado, comunicar promoções e novidades, campanhas, produtos e outro tipo de ofertas.

Hoje em dia, os diretos nas redes sociais, isto é, live streamings, também funcionam muito bem para interagir com o seu público. Pode utilizá-los para fazer pequenos showcookings no seu minimercado, utilizando os seus produtos, de modo a interagir com os clientes.

O mais importante é estar presente de forma estratégica nas redes sociais que façam mais sentido para o seu negócio, criar conteúdos apelativos e relacionados com o conceito do seu minimercado e criar uma interação com os clientes, respondendo às suas questões, de modo eficiente.

5. Invista num bom atendimento ao público

No retalho, o atendimento ao público pode ter um grande impacto na satisfação dos clientes e consequente conversão. Para isso, é cada vez mais importante que os negócios, quer sejam pequenos ou grandes, minimercados ou supermercados, invistam na formação da equipa que fará o atendimento e acompanhamento aos clientes.

Devem ser pessoas comunicativas, simpáticas, com gosto pelo retalho, que conheçam bem o negócio e os produtos comercializados, que trabalhem bem em equipa e, principalmente, que saibam ouvir as necessidades dos clientes e tenham disponibilidade para os ajudar.

6. Plataforma de venda online

A pandemia acelerou as vendas online, devido à mudança de hábitos dos consumidores, que passaram a comprar online os seus produtos, com o objetivo de garantir a sua segurança e rapidez nos pedidos.

Por isso, faz cada vez mais sentido passar o seu negócio físico para o digital e criar uma plataforma online, onde possa dar a conhecer o seu minimercado e disponibilizar a compra direta dos seus produtos online.

Pode, ainda, aproveitar esta plataforma para dar a conhecer as suas promoções e criar conteúdo dinâmico para os seus clientes, como receitas com os seus produtos ou DIYs, que podem ajudar no posicionamento orgânico do seu negócio nos motores de pesquisa, atraindo mais pessoas.

7. Serviços de entrega ao domicílio e click and drive

Neste tipo de negócio alimentar, pode ser uma grande oportunidade oferecer serviços adicionais para alcançar um maior número de pessoas e responder às suas necessidades.

Neste caso, os serviços de entrega ao domicílio e click and drive podem ter um grande impacto nas vendas do negócio e a pandemia, causada pelo vírus COVID-19, veio reforçar este facto.

8. Tecnologia no ponto de venda

De modo a garantir uma maior rapidez no atendimento, eficiência nos processos e uma maior satisfação dos clientes, é importante adquirir as melhores ferramentas para o ponto de venda, como gavetas de dinheiro e leitores de códigos de barras adaptados ao fluxo de clientes e tipo de produtos comercializados.

9.  Software de faturação e gestão eficiente

Otimizar um negócio em termos logísticos pode ser um grande desafio, mesmo para um minimercado, que comercializa um menor número de produtos e conta com uma área menor. Para tal, é fulcral implementar um sistema  de faturação e contabilidade adequado às necessidades do minimercado, garantindo uma maior eficiência, rapidez e qualidade na entrega e faturação dos pedidos, que se traduz numa satisfação dos clientes e funcionários.

O Vendus é um software de faturação online e POS, que regista e controla as vendas da sua loja, em parceria com os seus equipamentos de POS e plataformas de e-commerce. Saiba como mudar de software para POS e experimente este software, gratuitamente, durante 30 dias e sem compromisso.

10. Localização

A localização do seu mini mercado deve ser escolhida estrategicamente, de acordo com o tipo de produtos que vai comercializar, procura e oferta na zona.

Pode escolher estar presente em grandes centros urbanos, como em zonas mais afastadas da cidade, onde a população sente mais necessidade de um minimercado com qualidade. Seja qual for a sua escolha, deve garantir bons acessos e uma boa sinalização na rua.

É também imprescindível ter uma conta no Google My Business para marcar a sua presença digitalmente, através da marcação da localização do seu espaço no mapa, preenchimento da informação relativa ao seu horário de funcionamento, serviços que oferece, tipo de produtos que comercializa, fotografias do espaço e outro tipo de informações relevantes. Quanto mais interações tiver, mais provável é aparecer nos primeiros resultados das pesquisas e ganhar um bom posicionamento orgânico, que impactará as visitas ao seu espaço e, consequentemente, as suas vendas.

É fulcral estudar e analisar os hábitos dos consumidores para conseguir traçar estratégias mais eficazes para atrair clientes e vender os seus produtos.

Aplique já hoje estas dicas e analise o impacto que terão nas vendas do seu supermercado e minimercado. Não se esqueça de que estas estratégias devem ser sempre acompanhadas por um processo de análise de necessidades e posterior resumo de resultados. Pode fazê-lo através do cálculo da margem de lucro do seu minimercado. Lembre-se também que estas sugestões são igualmente válidas para quem já tem um negócio de retalho alimentar ativo ou para quem ainda vai abrir o seu minimercado.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS desde 662.50$/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação homologado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.