7 dicas para angariar clientes para o seu stand de automóveis

Blog / Empreendedorismo / 7 dicas para angariar clientes para o seu stand de automóveis
7 dicas para angariar clientes para o seu stand de automóveis

Se é vendedor de carros ou pretende abrir um negócio automóvel, deve ter noção do desafio em diferenciar-se. Não sabe como angariar clientes para o seu negócio? Vamos ajudá-lo! Reunimos 7 dicas para alcançar mais clientes para o seu stand de automóveis ou concessionária!

Os stands e concessionárias automóveis têm tido uma maior procura face ao ano anterior, o que se reflete numa maior competitividade entre os vários players do setor, tendo em conta dados recolhidos pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Por outro lado, grande parte desses players não tem investido em ações de angariação e fidelização de clientes por diferentes motivos, como a falta de conhecimento, tempo, recursos, objetivos ou mesmo estratégia interna, o que torna difícil diferenciar-se. Posto isto, antes demais, certifique-se que tem uma estratégia de negócio bem estruturada e que seguiu todos os passos para abrir um stand ou concessionário de automóveis.

Conheça estas diferentes estratégias de marketing automóvel para angariar clientes e adote as que façam mais sentido ao seu negócio!

Como angariar clientes para um stande de automóveis: 7 dicas que deve conhecer

  • Feiras e eventos automóveis

Considerando o elevado investimento que representa comprar um veículo (para a maioria das pessoas) , grande parte dos clientes, embora pesquisem muito online, necessitam de ver, tocar e experimentar os veículos pessoalmente, antes de tomar uma decisão. Adicionalmente, é comum existir uma forte necessidade de comparar diferentes modelos de automóveis, em diferentes stands e concessionárias automóveis, de forma a facilitar a escolha.

Com esse intuito, existem algumas feiras automóveis por todo o país, onde é possível o seu stand associar-se e fazer-se representar, dando a conhecer, diretamente, o seu espaço de venda e o seu catálogo de veículos a um público-alvo mais segmentado isto é, pessoas que, à partida, visitam essas feiras com o propósito de conhecer diferentes stands, comparar preços e comprar um veículo.

Para que tenha o efeito desejado, aposte na comunicação do seu ponto de venda/montra e em colaboradores especializados no acompanhamento aos interessados, que conheçam de A a Z o seu leque de veículos e sejam capazes de adaptar o seu discurso de venda a cada necessidade.

Nota: mesmo que não consiga ter uma presença física na feira ou evento, pode também optar por patrocinar o evento, de forma a ganhar visibilidade na sua marca.

  • Influencers

Os Influencers ou Influenciadores Digitais, têm tido um papel cada vez mais ativo e influente nas escolhas dos consumidores, especialmente, por via da partilha das suas experiências pessoais. Como tal, são uma excelente forma de humanizar a comunicação das marcas, oferecendo maior visibilidade, confiança e credibilidade ao seu público-alvo.

Posto isto, e tendo em consideração o seu nível de orçamento, poderá ser uma excelente oportunidade investir neste recente meio de comunicação, associando-se a Influencers com os mesmos valores e posicionamento do seu stand e criando uma parceria de win-win para ambos.

Pode fazê-lo através de convites para visitarem o seu stand, oferecer x meses ao volante de um determinado modelo de carro que pretende impulsionar as vendas, oferecer-lhes determinados serviços complementares que disponibiliza (como revisão do carro, mudança de pneus e entre outros) e entre outras ações, para que eles possam dar a conhecer certas campanhas e promoções aos seus seguidores e, sobretudo, proporcionar que possam partilhar um feedback real nas suas plataformas.

  • Voucher de desconto ou código promocional

Associado a esta ideia de trabalhar com Influencers, e de forma complementar, pode ser vantajoso criar códigos ou vouchers de desconto numa compra no seu stand, uma vez que o ser humano é extremamente influenciado por promoções e, assim, será uma forte iniciativa à compra.

Pode aproveitar para criar vouchers exclusivos para serem utilizados em determinados modelos de veículos, que pretenda impulsionar as vendas, devido ao valor elevado ou nos quais já esteja a “perder” algum valor e o voucher possa impulsionar essa venda.Tenha atenção à margem de lucro do seu negócio antes de definir este tipo de estratégia.

Dica: crie códigos exclusivos para os eventos e feiras em que participe, assim como para os principais Influencers com quem trabalhe e defina os KPIs a avaliar, previamente, de forma a medir mais facilmente o impacto de cada um.

  • E-mail marketing

Se tiver um website do seu stand, é possível que os clientes o visitem para conhecer os seus produtos e serviços, mas abandonem o mesmo sem tomar qualquer ação, em consequência de diferentes fatores: problemas de user experience, fraca qualidade de conteúdos, descrições dos veículos pouco detalhadas e entre outro tipo de desafios.

Para além de ser necessário ter um website bem otimizado é, ainda, essencial ter um formulário de contacto, onde os clientes possam deixar as suas questões e necessidades. A partir desses formulários, e com a autorização dos clientes, é possível recolher alguns dados dos mesmos, como e-mail, número de telefone e outro tipo de informações relevantes para a sua base de dados, que poderá utilizar para segmentação, nomeadamente, para ações de e-mail marketing.

O e-mail marketing não é nada mais do que o envio de e-mails personalizados e adaptados às necessidades de cada cliente, com conteúdo relevante, de forma a informá-lo e torná-lo cliente da empresa, através do incentivo à visita do seu stand físico ou online, ou mesmo a partir do incentivo à compra direta, com a partilha de vouchers de desconto ou campanhas promocionais exclusivas, por exemplo.

  • Oferta de serviços complementares

Como já foi referido, quando os clientes pesquisam e tomam a decisão de comprar um veículo, seja ele qual for, necessitam de sentir confiança no stand ou concessionária.

Para isso, é fundamental investir na oferta de serviços complementares, como serviço de mecânica, lavagem e limpeza de automóvel, pneus, chaparia e entre outros, fornecidos diretamente pelo seu stand ou através de parceiros certificados e oficinas de mecânica de confiança.

Complementarmente, considerando o tipo de artigos e o nível de investimento é, também, essencial criar parcerias com empresas de financiamento e simulação financeira, de forma a garantir que o seu público-alvo tem à sua disposição diferentes opções de pagamento, que facilitam a compra dos seus veículos e serviços.

A existência de uma garantia para eventuais problemas, durante um período de tempo definido, também é um fator com grande impacto na escolha do stand.

  • Oferta de serviço de test-drive

Por vezes, só quando os clientes se sentam, tocam e experimentam os veículos é que percebem o nível de qualidade ou eventuais problemas dos mesmos, face às suas expectativas e necessidades.

No entanto, embora possa parecer básico, muitos stands e concessionárias ainda não perceberam o impacto que os test-drives podem ter na compra de um veículo automóvel ou nem todos têm possibilidade de oferecer esse serviço.

Sempre que possível, ofereça um serviço personalizado ao cliente, que inclua um test-drive a diferentes veículos, para que estes possam testar pessoalmente, comparar de forma mais eficiente os diferentes modelos e, mais facilmente, optar por comprar o veículo que mais se adapta às suas necessidades e desejos.

  • Canais online

Aproveite o poder das diferentes ferramentas e canais de comunicação online para elevar o seu stand ou concessionária a outro nível, angariando clientes de qualquer lugar, sem barreiras.

Para isso, é bastante relevante e vantajoso ter disponível um website próprio com a sua gama de veículos e serviços, assim como ter uma presença nas diferentes redes sociais, que façam sentido para o seu negócio, como o Facebook, Instagram ou Youtube.

Por outro lado, pode ainda investir em publicidade para stands automóveis paga e noutro tipo de canais digitais: saiba como fazer com que o seu stand automóvel seja encontrado online.

Angariar clientes implica uma forte gestão interna, ao nível dos processos, stock e ferramentas de gestão de faturação, contabilidade ou CRM. Assim, de modo a acompanhar este crescimento de clientes e fluxo de trabalho, é fulcral investir num software de faturação e contabilidade, adaptado ao seu negócio.

Vendus é um sistema de faturação online, que permite a emissão de faturas, orçamentos e guias de transporte, a faturação de variadas vendas em simultâneo, por diferentes utilizadores e  gerir os stocks, de forma rápida e intuitiva. É um sistema que permite a gestão em mobilidade, uma vez que é um POS compatível com Android, iOS e impressoras Bluetooth, integrado com várias formas de pagamento.

Experimente, gratuitamente e durante 30 dias, o plano de software de faturação mais adequado ao seu negócio!

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS desde 662.50$/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação homologado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.