Abrir gabinete de fisioterapia: passo-a-passo

Blog / Empreendedorismo / Abrir gabinete de fisioterapia: passo-a-passo
Abrir gabinete de fisioterapia: passo-a-passo

Abrir um gabinete de fisioterapia em Portugal é o sonho de muitos profissionais desta área. Embora possa ser um percurso gratificante e bem-sucedido na área da saúde e bem-estar, implica planeamento, investimento e dedicação. Neste artigo, salientamos os passos necessários para para iniciar o seu próprio gabinete de fisioterapia com sucesso.

Desde a obtenção de licenças até a contratação de profissionais qualificados, destacamos as etapas do processo de criação de uma clínica de fisioterapia, para que possa transformar a sua visão em realidade:

1. Análise do Mercado e Planeamento

Pesquise o mercado e com base nessa análise, nomeadamente, no comportamento da concorrência e no perfil dos clientes, elabore um plano de negócios completo para o gabinete de fisioterapia.

Nesse plano, descreva a ideia de negócio, identifique as especialidades de fisioterapia que vai oferecer, crie uma estrutura organizacional, efetue cálculos para saber a viabilidade económica, faça projeções de custos/lucros para identificar a rentabilidade e crie uma estratégia de marketing. Saiba como fazer um plano de negócios eficiente!

Uma parte muito importante do planeamento é a criação de um plano financeiro, para saber se necessita de recorrer a financiamento externo ou se tem capacidade económica para fazer o negócio avançar por meios próprios. Assim, existem custos iniciais que terão de se realizados antes de iniciar atividade como encargos com abertura de empresa e licenças necessárias, material de escritório, equipamento médico e informático.

Os custos recorrentes, que podem ser mensais, trimestrais ou anuais também devem ser tidos em conta, por exemplo:

  • Renda e/ou empréstimo, no caso de optar por ter um espaço físico;
  • Despesas com a manutenção do espaço;
  • Despesas correntes (água, luz, telefone, limpeza e entre outros);
  • Materiais necessários para a realização das intervenções;
  • Vencimento dos colaboradores;
  • Serviços de contabilidade;
  • Seguros e Licenças;
  • Fundo de maneio, para imprevistos.

2. Legalização e Licenças

Em Portugal, abrir um gabinete de fisioterapia implica efetuar alguns procedimentos legais junto de diversas instituições:

  • Licença comercial apropriada;
  • Registo obrigatório na Entidade Reguladora da Saúde (ERS) - o registo, pagamento de taxas e obtenção de certidão são realizadas por via eletrónica em www.ers.pt;
  • Pagamento de taxa de registo dos profissionais de saúde, com um limite mínimo de 1000 euros;
  • Pagamento de contribuição regulatória anual, com um valor mínimo de 50 euros;
  • Possuir livro de reclamações (saiba como pedir o Livro de Reclamações);
  • Respeitar as regulamentações de saúde e segurança estipuladas para entidades de saúde e obter as respetivas licenças junto das entidades competentes, por exemplo, bombeiros.

3. Localização e Instalações

A escolha da localização certa para o gabinete de fisioterapia é fundamental para o sucesso do negócio. Opte por uma área com boa visibilidade e fácil acesso, preferencialmente próxima a hospitais, ginásios ou áreas residenciais e com boas acessibilidades.

O layout e a decoração de interiores do gabinete de fisioterapia devem ser pensados para garantir um ambiente agradável e confortável quer para pacientes, quer para fisioterapeutas.

4. Atendimento e Profissionais de Saúde

Escolher bem equipa para a clínica de fisioterapia é extremamente importante, desde os rececionistas aos profissionais de saúde, passando pela equipa de limpeza e manutenção. Por isso, procure perfis com boa capacidade de interação com pessoas de diferentes faixas etárias, com competências técnicas adequadas e soft skills fundamentais.

Prestar um atendimento agradável, acolher bem os utentes e agendar consultas de forma flexível e conveniente, são algumas das funções essencais da equipa da receção. Da mesma forma, criar planos de planos de tratamento personalizados para cada paciente e manter registos detalhados das sessões e progresso do paciente, são competências imprescindíveis de qualquer fisioterapeuta.

5. Equipamentos e Consumíveis

Adquira equipamentos, descartáveis e outros consumíveis de fisioterapia de alta qualidade para oferecer tratamentos eficazes aos seus pacientes. Normalmente, este é o equipamento básico necessário:

  • Mobiliário confortável para a receção e sala de espera;
  • Equipamento informático;
  • Marquesas ajustáveis;
  • Aparelhos de fisioterapia específicos;
  • Bolas de exercício, fitas elásticas e outros acessórios.

6. Marketing

Com o tempo, ao fazer um bom acompanhamento dos utentes no gabinete de fisioterapia, vai ter cada vez mais clientes. No entanto, quer esteja no início do seu negócio ou não, é importante promover os serviços de maneira eficaz para atrair pacientes e construir uma base de clientes sólida. Pondere as seguintes estratégias:

  • Desenvolva uma presença online profissional, através de um website bem projetado e otimizado para os motores de busca. Certifique-se de que o site é responsivo, fácil de navegar e contém informações relevantes sobre os serviços que oferece na área da fisioterapia;
  • Divulgue os serviços nas redes sociais e partilhe informações úteis sobre saúde e bem-estar, criando perfis profissionais nas plataformas mais relevantes para o seu público;
  • Participe em feiras de saúde e eventos locais;
  • Estabeleça parcerias com outros profissionais de saúde ou clínicas com serviços complementares, pois, dessa forma, pode alcançar novos utentes;
  • Incentive os seus pacientes satisfeitos a deixar avaliações em plataformas online, como o Google My Business, Facebook ou Yelp.

O que é Fisioterapia e quais os principais tipos de intervenção?

A Fisioterapia é uma área da saúde que se concentra na prevenção, tratamento e reabilitação de do sistema musculoesquelético e neuromuscular. O objetivo da fisioterapia é melhorar a função física, a mobilidade, a qualidade de vida e aliviar a dor dos seus utentes. Os fisioterapeutas usam uma variedade de técnicas e métodos para ir de encontro às necessidades específicas dos pacientes:

  • Fisioterapia Ortopédica - trata problemas musculoesqueléticos, como lesões, fraturas, dores nas costas e articulações, por meio de técnicas de reabilitação e exercícios específicos;
  • Fisioterapia Respiratória -  específica para pacientes com problemas respiratórios, como asma, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e fibrose cística e utiliza técnicas para melhorar a função pulmonar e a capacidade respiratória;
  • Fisioterapia Obstétrica e Perinatal - dedicada à saúde da mulher na preparação para o parto e no cuidado pós-parto, além de tratar diversas condições relacionadas com a gravidez;
  • Fisioterapia Pediátrica - focada no tratamento de crianças com perturbações neurológicas, ortopédicas ou de desenvolvimento, com o objetivo de melhorar as capacidades motoras e funcionais;
  • Fisioterapia Neurológica - para tratamento de pacientes com condições neurológicas, como acidente vascular cerebral (AVC), paralisia cerebral, esclerose múltipla e lesões medulares, com o objetivo de melhorar a função motora e a qualidade de vida;
  • Fisioterapia Dermatofuncional - atua na prevenção e tratamento de condições dermatológicas, como cicatrizes, queimaduras e celulite, utilizando técnicas manuais e equipamentos específicos.
  • Fisioterapia Geriátrica -  destinada a idosos, visa melhorar a mobilidade, a força e a autonomia, para além de outras condições de saúde típicas desta faixa etária;
  • Fisioterapia Desportiva -  atua na prevenção e reabilitação de lesões relacionadas com a prática desportiva, melhorando o desempenho atlético e acelerando a recuperação.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS desde 662.50$/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação homologado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.